top of page

MERCADO NACIONAL DE EMPREENDIMENTOS CORPORATIVOS: MATÉRIA COM RAONI SENA


No dia 20 de julho foi veiculada a matéria do Portal AEC Web sobre o mercado nacional de prédios de escritórios com a participação do arquiteto e sócio-diretor do Veredas Arquitetura, Raoni Sena.


Atualmente, no Brasil, temos 836 empreendimentos exclusivamente corporativos (sendo 538 e construção e 298 lançamentos) segundo pesquisa realizada pela e-Construmarket. São Paulo é apontado como o estado que concentra o maior número destes empreendimentos, ao todo são 265, em segundo e terceiro lugar aparecem Santa Catarina e Minas Gerais.


Além dos dados da pesquisa a matéria aborda a situação dos prédios corporativos ao trazermos à tona o contexto econômico do país que trouxe uma nova realidade para boa parte das empresas que passaram a deixar as salas comerciais localizadas em grandes complexos corporativos/comerciais em busca de economia.


É notória a presença crescente de edifícios de uso misto que abrigam coworkings e outros espaços que têm substituído o antigo espaço de trabalho, mas a crise não é a única responsável por desenhar este cenário que favorece mais os prédios de uso misto, do que os prédios corporativos.


"Se compararmos a legislação urbana atual das grandes cidades com o que tínhamos no passado, há um maior estimulo para a construção de empreendimentos de uso misto e naturalmente, uma demanda crescente das próprias cidades, o que justifica uma maior quantidade deste tipo de empreendimento. Mas, é importante dissociar a ideia de que a redução de uma tipologia está diretamente ligada ao aumento da outra.", comenta Raoni.


Alguns fatores como as características de uma região, a demanda de consumo e o próprio mercado, que são levados em consideração ao definir se um empreendimento terá um ou outro caráter.


Os grandes complexos corporativos ainda possuem força no mercado e atraem outras tipologias para atender suas demandas o que é tão positivo quanto uma edificação “autossuficiente” para atender suas demandas como em alguns casos de edificações de uso misto.


Se pensarmos em uma região caracterizada por ter apenas um tipo de uso (por exemplo, corporativo), em algum momento haverá um movimento natural para que outros tipos de uso possam suprir a demanda daquela tipologia em questão. Uma tipologia não exclui a importância da outra, muitas vezes tornam-se complementares.


Para conferir a matéria completa sobre o tema, confira as imagens abaixo ou clique no link:

 

>> Para ver outras matérias do Portal AECWeb acesse: www.aecweb.com.br/hotsite/rededeobras


>>> Acompanhe as novidades do Veredas e nossa participação em matérias, palestras e eventos através das nossas redes sociais:


>>>> Além de projetos corporativos desenvolvemos projetos residenciais, comerciais, reformas e projetos de interiores. Entre em contato e peça seu orçamento/viabilidade:

geral.veredas@gmail.com | 03136545709


Até o próximo post!


POSTS EM DESTAQUE
POSTS RECENTES
ARQUIVO
PROCURAR POR TAGS
Nenhum tag.
SIGA
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page