top of page

ALUGADO E BEM DECORADO: 5 DICAS PARA DEIXAR SUA SALA DE ESTAR COM MAIS PERSONALIDADE GASTANDO POUCO


Não são grandes mudanças, mas sim, pequenos detalhes que fazem toda diferença na hora de transformar e deixar seu apê alugado com a sua cara.


Morar em um apartamento alugado é uma realidade de muitas pessoas, mas diferentemente do que se pensa, os ambientes podem sim ter personalidade e transmitir a sensação de que o lugar é seu e tem a sua cara. Quer saber como? Vamos lá!


Há um ano e meio saí de um apartamento de cobertura dos meus pais de aproximadamente 200 m²com iluminação e ventilação invejáveis e passei a morar de aluguel em um apartamento de primeiro andar em que má iluminação e piso manchado vieram de brinde.


Por mais que haja pontos positivos como localização, o número de quartos por exemplo, ainda assim a gente se depara com questões não muito positivas e que passam a incomodar - e não falo dos vizinhos. Seja o formato ou tamanho dos cômodos, móveis e objetos embutidos que não podem ser retirados, os materiais de pisos, paredes e pias, entre outras questões que todo inquilino precisa lidar.


E COMO É POSSÍVEL TRANSFORMAR UM ESPAÇO QUE NÃO FOI PENSADO E PLANEJADO POR VOCÊ?


Não é uma questão de mudança e sim, adaptação!


Nem todos os inquilinos tem a sorte de encontrar proprietários que autorizem grandes alterações nos ambientes e é aí que os pequenos detalhes fazem grande diferença na hora de deixar o apartamento menos impessoal e com cara de seu.


A sala é a anfitriã do apartamento e nela recebemos a família e os amigos. Como a primeira impressão é a que fica, é através dela que transmitimos nossa personalidade, gostos e experiências para quem nos visita.


Listo abaixo 5 dicas que vão te ajudar a deixar o seu alugado bem decorado, gastando pouco e começando pela sala de estar:


1. Praticidade na escolha dos objetos


Essa é uma dica de ouro mas que não pesa no bolso e com certeza você vai gostar do resultado. Quando passamos muito tempo com um dos ambiente decorado da mesma forma a gente acaba "cansando "e querendo mudar, mas não é necessário comprar tudo novo para repaginar a sala.Na minha sala uso 3 elementos para sair da rotina e mudar a decoração periodicamente: Almofadas, molduras com ilustrações e pequenos arranjos.



Almofadas: tenha algumas almofadas para colocar no sofá e varie apenas as capas na hora de trocar a composição. Dessa forma, você economiza em dinheiro e espaço, já que a capa é mais barata que a almofada e você não precisa encher os maleiros com o estoque daquelas que você só irá utilizar na próxima troca.

Arranjos: No Mercado Central, em Belo Horizonte há lojas nas quais é possível comprar flores, pétalas, cascas de árvore e outros elementos para montar um arranjo simples e bonito. O que não falta é variedade e você paga pelo peso e não pela unidade. Escolhendo algumas cores e elementos diferentes você pode compor diversos arranjos ao alternar entre os elementos.

Molduras: Nem sempre encontramos molduras muito baratas e bonitas, quadros então, nem se fala. Uma forma de ter quadros diferentes sem pesar no bolso é comprar algumas molduras que te permitam trocar a imagem interna, elas funcionam como um porta-retrato. Há diversos sites que disponibilizam uma série de imagens e ilustrações gratuitas que você pode salvar e imprimir em uma gráfica. Assim, você pode variar entre ilustrações e fotos gastando apenas com a impressão.

Na sala, todas as molduras possuem ilustrações que eu mesma escolhi e troco periodicamente.

2. Compre menos e faça mais: Seja adepto do DIY (Do It Yourself)


Comprar é mais fácil e prático, mas colocar a mão na massa tem um gostinho especial de "Fui eu que fiz."


DIY é a sigla da expressão em inglês Do It Yourself, que significa “Faça Você Mesmo”, na tradução para a língua portuguesa. E é a forma de você economizar e se propor fazer algo diferente. Nem todo mundo consegue acertar de primeira, mas vale a pena tentar e sair da zona de conforto e produzir uma peça exclusiva para sua sala.


Meu marido e eu fizemos essa luminária que está na foto abaixo. Na loja vimos um pendente com cúpula geométrica na cor cobre muito bonito no valor de R$300,00, mas com menos da metade do preço montamos esse pendente com design industrial usando poucos materiais, como: coletores de fruta, rolha de vinho, tinta spray e lâmpadas de filamento de carbono.


A ideia e inspiração é do designer Paulo Biacchi e você pode conferir o vídeo completo com o passo-a-passo neste link: https://goo.gl/NTBdxj

Se animou com a ideia? Você pode conferir outros vídeos no canal dele: Paulo Biacchi – Tente Isso Em Casa.

Além da luminária fizemos nichos de parede. Compramos os nichos de madeira sem acabamento, lixamos, pintamos e aplicamos tecidos estampados na parte interior de cada um deles e ficou assim:

Deixe a preguiça de lado e faça você mesmo!

3. Mais cor, por favor

As cores renovam a energia dos ambientes e você pode usar desde a aplicação de texturas, papéis de parede e tecidos até a boa e velha tinta de parede. Não é preciso pintar toda a sala, uma parede já faz a diferença. Mas se não for possível escolher algumas destas opções para introduzir cor ao ambiente, alguns objetos podem ser a solução para quem não pode ou não quer mexer nas paredes. No próximo item você pode encontrar essa solução. Veja só.

4. Por falar em cor, adote o verde

Luz, água e tempo para cuidar são fatores determinantes para que as plantas se mantenham bonitas e saudáveis. Se sua sala recebe muita ou pouca luz, há uma espécie que vai se adaptar bem ao seu espaço, assim como ao tempo que você pode dispor para cuidar dela.

Optei para ter no apartamento uma zamioculca e alguns cactos (orelha de coelho, mini cacto e cacto bola e cacto macarrão). Não faltam opções para você escolher e dar mais vida à sua sala.

Se quiser conhecer algumas opções de plantas que se adaptam bem em ambientes internos e que são fáceis de cultivar, confira a lista: 30 Plantas para quem não tem tempo

5. Busque referências

Deixe seu Facebook e Instagram de lado por alguns minutos e faça um Pinterest. É uma rede social em que você tem acesso a uma infinidade de referências principalmente de design, decoração e arquitetura. Você pode salvar e organizar através de pastas as referências que você mais gosta e trazer novas ideias para sua sala e para os outros ambientes do apartamento.

Não adianta só colecionar os Pins, viu? Tem que colocar as ideias em prática. Além do Pinterest hoje em dia há diversos canais do Youtube para você se inscrever e acompanhar dicas preciosas para a decoração do seu apartamento.

Além do Canal do Paulo que comentei no item sobre luminária, você pode acompanhar outros canais como o Homens da Casa e seguir nosso Pinterest para encontrar novas inspirações:

 

Gostou das dicas? Viu como menos é mais, não custa caro e pode fazer a diferença?

>> Quer personalizar os ambientes da sua casa com um projeto exclusivo?

Entre em contato com o Veredas: geral.veredas@gmail.com | 031 36545709

Até o próximo post!

POSTS EM DESTAQUE
POSTS RECENTES
ARQUIVO
PROCURAR POR TAGS
Nenhum tag.
SIGA
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page